Escritura: saiba a importância na compra de um imóvel

Escritura: saiba a importância na compra de um imóvel
 

Para comprar um imóvel, não basta apenas encontrar o apartamento ou a casa dos sonhos e negociar com o proprietário a sua venda. Alguns aspectos ao longo do processo, como a escritura, são essenciais para que a negociação seja concluída com sucesso, evitando que cause transtornos no futuro.

Essas questões são importantes porque se trata de um bem de alto valor, que costuma ser levado por toda a vida. E ninguém quer investir alto para correr qualquer risco de perder o bem. Portanto, é preciso ter atenção à escritura do imóvel, que é o documento que garante a validade jurídica do negócio e o direito à propriedade. Saiba a importância da escritura no processo de compra e venda de um imóvel.

Muitas pessoas consideram a importância de fazer um levantamento da situação do imóvel antes de fechar negócio, processo relevante para evitar problemas no futuro.

É necessária uma avaliação completa para verificar histórico, débitos, tirar certidões, verificar multas e outras informações relevantes. Esse processo é importantes para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Não havendo nenhum impeditivo, o processo tem sequência sendo preciso estar preparado para outros gastos que vão surgir. Nessa fase, existem os custos cartoriais e o imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI).

Alguns compradores optam por adiar a escrituração, geralmente quando não tinham se planejado para os custos extras, porém, a escrituração do imóvel é importante, pois evita qualquer tipo de problema no futuro. Com a escritura, a negociação torna-se pública e ninguém poderá se opor a qualquer tipo de direito real sobre a propriedade porque há conhecimento público sobre o bem.

Para dar entrada na escritura, é preciso ir até o cartório, solicitar os custos e a documentação necessária. Certidões serão solicitadas, por isso, a importância da análise prévia se está tudo certo em relação ao imóvel. Será preciso pagar o ITBI.

Quitados todos os encargos, a escritura será lavrada e, após assinada pelas duas partes e pelo tabelião, deverá ser registrada na matrícula do imóvel no registro de imóveis. O registro na matrícula é o momento que se dá a propriedade do imóvel ao comprador em definitivo.

Participe da discussão

Artigos Populares

Comparar imóveis

Comparar