Individualização da água nos condomínios

Individualização da água nos condomínios
 
 

Você sabia que é possível individualizar as contas de consumo de água em seu condomínio? Confira alguns dos benefícios desta prática

 

A individualização da água além de ser uma iniciativa sustentável e em favor da ecologia, também é um modo mais justo para o consumo e pagamento das contas de água do condomínio. Segundo uma pesquisa realizada no site Valor Econômico, o consumo de água coletivo representa cerca de 15% das despesas condominiais.

Pensando em formas dos condôminos economizarem com custos, a Inovar Administração anteriormente apresentou a ideia das placas fotovoltaicas como redução de gastos com energia. Agora, vamos apresentar alguns dos benefícios da individualização da água. 

Ao optar pela individualização da água, será instalado no condomínio um sistema de medição individual (hidrômetros). Deste modo, além de cada morador saber exatamente o seu consumo de água mensal, também é uma forma mais justa de dividir a despesa.

Pois, com a divisão tradicional, por exemplo, uma pessoa que mora sozinha acaba pagando a mesma parcela da conta de água do que uma habitação com quatro pessoas.

 

Benefícios e vantagens da individualização da água 

Como comentamos, além das reduções de custo, da divisão justa, e de práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente, existe um outro ponto interessante da individualização da água. Após a instalação dos hidrômetros, é possível facilmente identificar eventuais pontos de infiltração e vazamento nos imóveis.

Vale lembrar que também é uma forma que propicia a valorização do condomínio e pode evitar possíveis conflitos entre moradores.

 

Quanto custa para implementar este sistema hídrico?

Os preços variam de cidade para cidade. Mas em média, o valor do equipamento é cerca de 500 reais para cada unidade. Mas existem casos, principalmente em edifícios mais antigos, que o projeto hidráulico para a individualização da água pode chegar até cerca de 4 mil reais para cada habitação.

Além dos custos de instalação, existe também a taxa de gestão do equipamento. O valor é mensal e fica em torno de 5 reais por unidade. O investimento inicial para a adesão deste sistema hídrico pode ser um pouco caro, mas a longo prazo o investimento será financeiramente compensado.

Existem três tipos de sistemas de individualização hídrica:

  • Leitura pulsada;
  • Radiofrequência;
  • Digital.

 

Também existem recursos tecnológicos, como é o caso da “Medição Individualizada Wifi” – que permite, em tempo real, fazer a leitura do hidrômetro e assim promover mais praticidade e entendimento do consumo diário de água. 

É importante destacar que, para a implementação de recursos para individualizar as contas de água, é necessário ser apresentado e aprovado em assembléia condominial.

 

Mantenha-se informado com a Inovar Administração

 

Para outras dicas de redução de custos para gestão condominial, continuem acompanhando o nosso blog!

 

Participe da discussão

Artigos Populares

Comparar imóveis

Comparar