Fundo de reserva:
para que serve e quando utilizá-lo?

Fundo de reserva: para que serve e quando utilizá-lo?
 
 
Por mais que este tema faça parte da rotina de quem vive em condomínio, ele ainda gera muitas dúvidas. A Inovar Administração vai explicar exatamente para que serve o fundo de reserva e em quais situações ele pode ser utilizado

 

Os recursos do fundo de reserva dos condomínios são destinados para quaisquer tipos de gastos emergenciais, seja uma manutenção, uma reforma ou até mesmo a compra de certos equipamentos para o condomínio. A Inovar Administração recomenda que todos os condomínios façam a arrecadação mensal para compor o fundo de reserva. 

De modo geral, todos os meses os condôminos contribuem para a nutrição do fundo de reserva – o valor varia entre 5 a 10% da cota condominial ordinária. O principal objetivo deste fundo é assegurar o orçamento em despesas emergenciais e gastos excedentes. É como se fosse uma espécie de “poupança” que pode ser usada nas situações de imprevistos. 

É importante destacar que o fundo de reserva não deve ser usado para o pagamento das despesas ordinárias – que são os gastos habituais do condomínio, pois estes já estão previamente incluídos na taxa mensal do condomínio, a chamada cota condominial.

 

Para não restar dúvidas em relação aos possíveis usos do fundo de reserva, a Inovar Administração, selecionou algumas das possíveis causas em que é possível empregar o uso do fundo de reserva emergencial.

 

  • Para melhorias estruturais, a título de exemplo, a instalação de ar condicionado nas áreas em comum;
  • Compra de equipamentos, como por exemplo, lâmpadas, acolchoado para os elevadores, acessórios de banheiro para área comum do condomínio, entre outros;
  • Gastos excedentes não previstos no orçamento, bem como para reformas e pinturas;
  • Reparos de urgência, tais como: reparação de uma parede, uma porta de vidro quebrada, um portão danificado, impermeabilização, um cano estourado etc.

 

Caso em seu condomínio ainda não esteja implementado este valioso recurso, a realização do início para a arrecadação do fundo de reserva pode ser votada em assembleia – por lei, é necessário a aprovação de 2/3 dos condôminos. 

A correta gestão condominial proporciona diversos benefícios, desde uma relação mais sadia entre os moradores  até mesmo a valorização do condomínio.

Deseja aprimorar a administração do seu condomínio com segurança, inovação e qualidade? Então você precisa conhecer todos os benefícios e vantagens dos serviços oferecidos pela Inovar Administração!

Siga acompanhando nosso blog para mais notícias, curiosidades e explicações a respeito de quaisquer assuntos sobre gestão de condomínios.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Não hesite em nos contatar!

Participe da discussão

Artigos Populares

Comparar imóveis

Comparar