Conflitos em condomínios: como resolver?

Conflitos em condomínios: como resolver?
 

Atender interesses tão diversos dos condôminos não é uma tarefa simples. Muitas são as situações em condomínios que podem causar desentendimentos e conflitos.

Os motivos são inúmeros, sendo preciso que o síndico e a administradora estejam preparados para lidar com eles.

Para resolver, é preciso uma boa dose de paciência e experiência para lidar da melhor maneira e promover uma boa convivência entre todos.

Listamos alguns impasses mais comuns:

  • Condômino inadimplente;
  • Garagem e estacionamento;
  • Reserva de espaços e áreas comuns;
  • Tumultos em Assembleias;
  • Confronto entre condôminos;
  • Barulho excessivo;
  • Reclamações contra animais domésticos.

Uma comunicação clara e eficiente é imprescindível para minimizar e incidência de conflitos, fazendo com que todos estejam cientes do regulamento interno do condomínio. 

Ainda assim, conflitos são inevitáveis quando se trata de administração condominial e, muitas vezes é necessária a mediação.

Lei da mediação
As normas para mediação e resolução de conflitos, inclusive conflitos no condomínio, estão descritas na lei 13.140/2015. As regras contemplam a inclusão da “cláusula de mediação” em contratos e convenções condominiais.

Assim, muitos são os condomínios hoje que contam com uma mediação profissional, quando o diálogo, advertências e multas não resolvem o impasse.


A mediação extrajudicial (aquela que não exige abertura de um processo na justiça) pode ser contratada como serviço, geralmente prestado por um advogado ou escritório jurídico, que atuará como uma terceira parte neutra no conflito.

Além disso, o mediador profissional pode participar das assembleias especiais, para facilitar o processo de tomada de decisões coletivas.

Em último caso, é possível utilizar as vias judiciais para resolver o conflito quando não há resolução ou quando há, por exemplo, dano à propriedade privada, agressão ou ameaças.

 

Seu condomínio está preparado para lidar com os conflitos?

Participe da discussão

Artigos Populares

Comparar imóveis

Comparar