Você já deve ter se perguntado para onde vai o valor das arrecadações com aluguel das áreas comuns, como por exemplo do salão de festas e churrasqueira. De modo geral, não há uma resposta absoluta. Mas na maioria dos condomínios, este montante se destina para a manutenção e limpeza do próprio espaço.
Existem vários tipos de condôminos: aqueles que, após alugar e utilizar o salão de festas ou churrasqueira, se preocupam minimamente com a organização e limpeza, mas também há outros que não fazem o mesmo. Independentemente do caso, após a utilização destas áreas em comum, cabe à equipe de limpeza do condomínio administrar a situação.
Portanto, em diversos condomínios o montante das arrecadações com aluguel das áreas comuns é destinado para os custos extras de limpeza, assim como uma parte (muitas vezes de maneira mais simbólica) é atribuída para os gastos complementares das contas de água e luz do próprio condomínio.
Como comentamos, não há uma resposta absoluta para a questão arrecadações com aluguel das áreas comuns. Existem também situações em que este dinheiro é destinado para a compra de materiais de higiene e limpeza, bem como: sabonetes líquidos, papel higiênico, toalhas de papel, e até mesmo para eventuais pinturas.
É importante destacar, que na maioria dos condomínios, o valor cobrado para o uso das áreas em comum não possui o intuito de gerar lucro, e sim cobrir os custos da utilização do mesmo. O destino das arrecadações com aluguel das áreas comuns pode ser debatido nas assembleias, e definido da melhor forma para a situação e realidade de cada condomínio.
Mas também há casos em que o valor das arrecadações com aluguel das áreas comuns soma-se ao “Fundo de Reserva” do condomínio, e é utilizado para alguma despesa emergencial que possa não ser suportada diretamente pelo fundo ordinário.
Caso você tenha dúvida sobre o destino destas arrecadações em seu condomínio, o assunto pode (e deve) ser abordado nas pautas das assembleias.
E lembre-se, precisando de uma gestão condominial moderna e eficaz, conte com a Inovar Administração. Temos atuação e expertise em todos os setores, bem como: administrativo, contábil e tributário, financeiro, jurídico, tecnológico e de recursos humanos.
Conheça todos nossos serviços e diferenciais. Entre em contato conosco!
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |