Síndico Morador ou Síndico Profissional?
O que é melhor?

Síndico Morador ou Síndico Profissional?
O que é melhor?

 

 

Antes de responder essa dúvida, vamos entender melhor as diferenças, pontos positivos e negativos de ter um síndico morador ou profissional no seu condomínio:

Principais diferenças entre síndico morador e síndico profissional

Tanto o síndico morador quanto o profissional devem desempenhar as mesmas funções para uma boa gestão do condomínio, e devem ter conhecimento em finanças e administração, saber mediar os conflitos, gerir pessoas, saber se comunicar bem, ter habilidades em organização, planejamento e ser proativo, além de ter algum conhecimento jurídico.

As principais diferenças entre eles, além do síndico morador ser um condômino e o profissional, não, é que a contratação do profissional deve ser aprovada em assembleia e ele recebe um salário fixo. Já o síndico morador é eleito em assembleia e pode ou não ser remunerado pelo serviço prestado.

Vantagens e desvantagens

  1. Síndico morador: por residir no condomínio, vivencia as demandas diariamente, além de ter um relacionamento mais estreito com os condôminos. Assim, além saber quais são as reais necessidades do condomínio, a comunicação com ele é mais fácil e rápida. Entretanto, nem sempre um síndico morador tem as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar a função, pode não ser parcial ao mediar conflitos e, em casos que não desempenham exclusivamente a função, podem ficar sobrecarregados, ou não atender totalmente às demandas do condomínio.
  2. Síndico Profissional: por ser especialista na função, pode desempenhar melhor as funções. Também, por não residir no local, é imparcial ao mediar conflitos. Tem um horário de trabalho definido, o que pode facilitar a comunicação e o acesso ao profissional. Contudo, não estará disponível o tempo todo, o custo pode ser alto para alguns condomínios e muitas vezes, é síndico de outros empreendimentos, não lidando com exclusividade das demandas de um só local.
Qual escolher?

 

A melhor escolha vai ser a que se encaixa com a necessidade e com a disponibilidade financeira do seu condomínio. É importante ressaltar que, ainda que o custo de um síndico profissional seja mais elevado, a contratação de um profissional capacitado pode gerar economia e evitar prejuízos pela má gestão.

Conte com a Inovar para te ajudar nessa escolha e na gestão do seu condomínio. Entre em contato conosco e veja como podemos auxiliar.

Participe da discussão

Artigos Populares

Comparar imóveis

Comparar